A Espanha precisa de atletas estrangeiros. Sim, é exatamente isso que você acabou de ler. Por conta da impossibilidade de preenchimento de vagas para a categoria junto a profissionais espanhóis ou de países da União Europeia, a Espanha tem necessitado de atletas e treinadores de países terceiros. 

Por que existe essa facilidade de contratação de estrangeiros?

Em primeiro lugar, é importante entender que a facilidade de contratação de estrangeiros para determinadas atividades na Espanha decorre do fato de que as vagas acabam por não serem preenchidas por profissionais espanhóis ou comunitários.

Por conta disso, o governo espanhol publica, periodicamente, o Catálogo de Vagas de Difícil Cobertura, uma lista com as posições para as quais existe um incentivo por parte do Governo espanhol para contratação de estrangeiros, já que há carência de profissionais habilitados.

É o regulamento da lei de estrangeiros da Espanha que dá legitimidade a existência dessa listas de profissões em falta. 

Segundo o art. 65 do Real Decreto n.º 557/2011, o Servicio Público de Empleo Estatal elabora, trimestralmente, um catálogo das vagas de difícil cobertura para cada província espanhola, ilhas e cidades autônomas, como Ceuta e Melilla. 

Vantagens para os atletas

A presença de uma profissão no catálogo da área geográfica em causa significa uma facilidade para o empregador. Em outras palavras, um pedido de autorização de residência e trabalho dirigida a trabalhador estrangeiro é mais rápida.

Atualmente (na data em que este artigo é escrito), por exemplo, há vagas para atletas profissionais e treinadores em locais como Córdoba, Granada, Jaén, Sevilha, Huesca, Teruel, Zaragoza, Mallorca, Formentera, Menorca, Toledo, Ávila, Salamanca, Valladolid e Barcelona.

Isso significa que os procedimentos para regularização podem ser mais simples, já que há um verdadeiro interesse em atrair profissionais estrangeiros para preencher essas posições. Dentre todas as vagas que constam no Catálogo, há um especial destaque para as voltadas a atletas profissionais.

Para conhecer o catálogo, clique aqui

Artigo escrito em coautoria com a Dra. Vivian Madeira da Costa. 

 

O Morad Rodrigues Sociedade de Advocacia (MRSA) presta assessoria jurídica para a obtenção de visto espanhol.
Agradecemos a sua avaliação

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *